História


História do Instituto Nossa Senhora da Salette

No dia 19 de setembro de 2008 foi comemorado os 150 anos  do Salette. O colégio foi fundado com o objetivo de ajudar aos carentes em 1858. Como na época a aparições de Nossa Senhora na França, em La Salette, ganhava grande repercussão, a instituição recebeu este nome que em breve veio juntar-se ao de Nossa Senhora da Graças com a chegada das Filhas da Caridade, alguns anos depois, para assumirem os trabalhos da casa.

A instituição desenvolve-se ao longo das décadas e em 1958, com a chegada da Irmã Rocha, célebre educadora vicentina, transforma-se em Instituto tendo suas instalações ampliadas e modernizadas. Mais tarde é criado o Curso de Magistério que em 40 anos de existência formou muitas gerações de professoras baianas.

Sempre visando o futuro, o colégio moderniza-se a cada ano, sob a inspiração e participação de seus alunos, e hoje conta com excelentes instalações e uma proposta pedagógica baseada nos valores cristãos e desenvolvimento de competências.

O colégio propaga duplamente a presença de Nossa Senhora, a da Salette, com a mensagem de paz e concórdia, e de Nossa Senhora das Graças através da Medalha Milagrosa.

O Salette formou muitas gerações de ilustres baianos. Tem como filosofia a formação do aluno de forma integral dando relevância a formação religiosa e ética, assim como o desenvolvimento intelectual e afetivo.

O Salette oferece estrutura e organização de um dos grandes colégios tradicionais de Salvador ao mesmo tempo em que acolhe o aluno e suas famílias de forma personalizada. Aqui conhecemos o aluno pelo nome e acompanhamos de perto todo o seu desenvolvimento.

Da Educação Infantil ao 3º ano com Pré-Vestibular o aluno terá Educação Religiosa completa (respeitando a diversidade religiosa), participará de nossos Projetos Temáticos anuais em que trabalhamos um tema da atualidade, do Festival de Talentos, Exposições de Artes, Esportes e Campeonatos e de todas as atividades de Teatro, Música e Informática.