CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE HISTÓRIA (2017) – FUNDAMENTAL II

História  – I Bimestre

 

6º ANO

 

  • O estudo da História – o que é História? O Tempo e a História, as fontes históricas.
  • As primeiras sociedades – o surgimento do homem, o paleolítico, o neolítico e a idade dos metais, o nomadismo e o sedentarismo, a descoberta do fogo.
  • A Mesopotâmia – localização, a vida entre os rios Tigre e Eufrates, as cidades-estado, as invenções e os legados, o cotidiano das cidades.
  • O Egito – localização,a vida no entorno do rio Nilo,a teocracia dos Faraós, os grupos sociais, as fases históricas e as invasões estrangeiras.
  • Contos indígenas – Como nossos Pais recriaram o povo Paiter Suruí e a Festa da Moça Nova.

7º ANO

 

  • Feudalismo – Formação, organização, sociedade, impostos feudais, papel do clero.
  • Renascimento comercial e urbano – aperfeiçoamento das técnicas agrícolas, as feiras e as rotas de comércio, as cidades e a burguesia.
  • As cruzadas – causas, organização e consequências.
  • A crise do feudalismo – a fome, a peste, as revoltas camponesas.
  • O renascimento cultural – o papel da burguesia, a origem, as características, a expansão do movimento, e o renascimento científico.

8º ANO

  • Revoluções Inglesas;
  • Antigo Regime;
  •  Iluminismo;
  • Brasil Colonial: a sociedade mineradora.

9º ANO

  • Imperialismo: África e Ásia;
  • Revolução Russa;
  • A Grande Guerra;
  • Brasil: a Primeira República.

História  – II Bimestre

6º ANO

  • Os fenícios, os hebreus e os persas – localização, organização social, religião e principais legados.
  • A Grécia – a formação e a fundação, os cretenses, as poesias de Homero, a formação das polis, Atenas e Esparta, as guerras internas e externas, os sistemas políticos e sociais, a religião e a sociedade, o legado cultural dos gregos.
  • Contos indígenas – Os dois teimosos, o olho-d’água do pajé, como as águas vieram ao mundo.

7º ANO

  • Os estados modernos – o absolutismo, a aliança entre reis e burguesia, os teóricos do absolutismo, a sociedade de corte, o absolutismo na França e na Inglaterra.
  • O mercantilismo – origem e as principais características.
  • As reformas religiosas – as causas, o luteranismo, o calvinismo, o anglicanismo e a contrarreforma.
  • As grandes navegações – as especiarias, o comércio com o oriente, o pioneirismo português, as navegações portuguesas e espanholas, os tratados, as viagens marítimas da França, Inglaterra e Holanda.
  • A África – o surgimento dos seres humanos, os grandes reinos da antiguidade: Egito, Núbia, Kush, Axum e Garamantes. A África entre o I e o II milênios: os grandes reinos africanos de Gana, Mali e Songai. Os contatos entre europeus e africanos.

8º ANO

  • Ideias Iluministas na América;
  • Revolução Industrial;
  • Revolução Francesa;
  • Período Napoleônico.

9º ANO

  • O mundo entre guerras: regimes autoritários;
  • O mundo entre guerras: a Crise de 1929;
  • Brasil: a República Nova;
  • A Segunda Guerra Mundial.

História  – III Bimestre

6º ANO

  • Roma – a origem e a fundação, o mito de Rômulo e Remo, A monarquia, A República e o Império, O senado e a queda da Monarquia, os grupos sociais, os conflitos entre plebeus e patrícios, as guerras púnicas, a revolta escrava de Espártaco, os magistrados, a crise republicana, O império e a expansão territorial, o cristianismo e o politeísmo, a sociedade e a religião, o legado romano.
  • Contos indígenas – A origem das marcas, como o fogo foi roubado do tamanduá-bandeira.

 

7º ANO

  • O oriente – Japão, China e Índia: o contato comercial com os europeus, as especiarias, a resistência contra a colonização europeia no oriente.
  • Os povos da América pré-colombiana – Astecas, Maias e Incas.
  • Os povos do Brasil – a ocupação do território, os diferentes povos, os diferentes costumes, as formas de organização, a divisão do trabalho, a alimentação, as habitações, a função dos pajés, a antropofagia, as crenças e a guerras.
  • As colonizações espanhola e inglesa – o mercantilismo na América, as organizações coloniais na América espanhola e na America inglesa.
  • O contato entre a África e a América – As viagens portuguesas, a escravidão na África e a escravidão na America, as resistências.

8º ANO

  • América Latina: lutas pela emancipação política;
  • Brasil: emancipação política;
  • Europa: ideologias no século XIX;
  • Europa: movimentos no século XIX.

9º ANO

  • O mundo após a Segunda Guerra Mundial;
  • Populismo e as ditaduras na América Latina;
  • Brasil: o populismo;
  • Brasil: Golpe e Ditadura Militar.

História  – IV Bimestre

 

6º ANO

  • Império Bizantino – a origem e a fundação, a política, a economia, a sociedade e a cultura, A igreja Bizantina e o cisma do oriente, A cidade de Constantinopla, o direito e a arte.
  • Os árabes – a Arábia antes de Maomé, a unificação realizada por Maomé, a origem do islamismo, a política, a economia e a expansão territorial, a cultura e a sociedade, o legado cultural.
  • A Europa ocidental – o império Carolíngio, a queda do império romano do ocidente, a ruralização da economia, os germanos, os francos e a igreja cristã.
  • Contos indígenas – o macaco e a onça, como o sol ressuscitou a lua, a víbora e o calango.

7º ANO

  • A colonização portuguesa na América – a crise do comércio com as Índias, o escambo com os indígenas, as capitanias hereditárias e o governo geral, as invasões francesa e holandesa.
  • O Brasil colonial e a economia do açúcar – o engenho, a hierarquia social, os senhores de engenho, as vilas e as cidades, o comércio interno.
  • O Brasil e a expansão para o interior – as bandeiras, a descoberta do ouro, os tipos de bandeiras, as drogas do sertão, o gado e as missões jesuíticas.
  • Um panorama atual: o legado cultural africano no Brasil, o fim da escravidão, a África pós-escravidão, As Áfricas do século XXI.

8º ANO

  • Brasil: Primeiro Reinado;
  • Brasil: Período Regencial;
  • Brasil: Segundo Reinado.

9º ANO

  • A descolonização da África e da Ásia;
  • Neoliberalismo, globalização e a crise socialista;
  • Brasil: a Nova República.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *