A educação vicentina se fundamenta na concepção de pessoa como um ser inacabado, inconcluso, que realiza um processo de busca constante pela humanização; um sujeito social, comprometido com a construção do seu conhecimento, atuante e consciente do seu papel na sociedade. De modo singular, à luz da fé fundamento o que é o carisma institucional, onde cada pessoa é vista a partir de sua dignidade de filho e filha de Deus e das prerrogativas inerentes a esta condição.

Acreditamos que possamos interagir nesta formação, erigindo um ser humano, cidadão altruísta, capaz de exercer a alteridade, mediar conflitos e propor soluções criativas e adequadas a favor da coletividade, com liberdade de pensamento e atitudes autônomas e de buscar informações no diferentes contextos, organizá-las e utilizá-las para se autotransformar e transformar a sociedade em que está inserido.

A Educação Vicentina deseja contribuir para a construção de uma sociedade que possibilite a inserção das pessoas no mundo do trabalho, com acesso à moradia, saúde, educação, transporte e lazer, tornando-as aptas a se transformarem num contínuo processo de crescimento social e comunitário, imbuídas dos valores do carisma vicentino.

Desenvolve um processo pedagógico-pastoral que visa à excelência acadêmica em uma perspectiva de educação integral das crianças e dos jovens, articulando fé, cultura e vida, contribuindo para o desenvolvimento da consciência crítica e favorecendo as relações, o posicionamento, a valorização do sentido da vida e a relação com Deus através das seguintes dimensões:

 

  1. a) Dimensão Espiritual
  • Que conduza as crianças e os jovens ao encontro com Jesus Cristo, vivo e presente na história da humanidade;
  • Que possibilite a compreensão de quem somos e para que existimos, valorizando a nossa verdadeira identidade interior e a importância do ser sobre o ter;
  • Que ilumine as pessoas para que construam o seu próprio caminho de firma consciente; desenvolva sua individualidade, sua autonomia; expressem sua sensibilidade e a sua amorosidade, sendo íntegras, responsáveis por si, conscientes do seu ser social e que manifestem respeito e compaixão pelo outro.

 

  1. b) Dimensão Ético-valorativa
  • Que valorize a pessoa humana em sua dignidade, sabendo respeitar e conviver com o diferente;
  • Que tenha um olhar preferencial para os pobres e os excluídos;
  • Que possibilite a passagem de uma consciência ingênua a uma consciência critica, pautada na justiça e na solidariedade.

 

  1. c) Dimensão Física
  • Que valorize e respeite o corpo em seu desenvolvimento físico, amplie suas possibilidades de expressão corporal e sua saúde, cultivando hábitos de higiene e de práticas como: esportes, arte, lazer sadio, vida ao ar livre e o cuidado com o ambiente natural e urbano em que se vive, sempre buscando uma melhor qualidade de vida, possibilitando o conhecimento, a aceitação e a valorização do crescimento, o respeito às capacidades e às limitações, tanto em si mesmo como nos demais, sem discriminar quem quer que seja.

 

  1. d) Dimensão Afetiva
  • Que possibilite ao indivíduo ser capaz de assumir e expressar o cuidado e a ternura, integrando sua personalidade e sua sexualidade, mediante a uma harmoniosa relação consigo mesmo, com Deus, com os demais e com a natureza;
  • Que estimule a gerar relações de amizade, assumir e valorizar a família como também o ambiente natural de crescimento e amadurecimento humano.

 

  1. e) Dimensão Cognitiva
  • Que cultive o raciocínio, a memória, a inteligência, a capacidade de síntese, os critérios para reflexão, a consciência critica, os hábitos do trabalho intelectual, assim como as habilidades que lhe permitam assumir o trabalho como expressão criativa;
  • Que adquira conhecimentos suficientes e necessários no âmbito das ciências, das letras, da arte e da técnica, assim como capacidade de confrontação e de pesquisa para a construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária.

 

  1. f) Dimensão Comunitária e Social
  • Que envolva a família e a comunidade numa ação educativa conjunta, em uma convivência fraterna, comprometendo-se com a transformação da realidade.
  • Que possibilite uma participação consciente nas diferentes atividades propostas pela Instituição;
  • Que cultive a sensibilidade e a solidariedade, assumindo a dimensão cristã do serviço na superação das diferenças sociais, do preconceito, do desejo de poder e de exploração.

 

  1. g) Dimensão Ecológica
  • Que desperte para o compromisso com a sustentabilidade da vida no Planeta, a começar pelo cuidado e pela preservação de nossa Casa comum, com sua biodiversidade.