Quem somos


UM POUCO DE NOSSA HISTÓRIA

São Vicente de Paulo, sacerdote fundador da Congregação da Missão (1625) e da Companhia das Filhas da Caridade (1633). Ele nasceu na França e com o auxílio de Luisa de Marillac fundou a Companhia das Filhas da Caridade. São Vicente foi um homem atento aos apelos de Deus e às necessidades de seu povo, não ficava alheio ao sofrimento que estava ao seu redor, mobilizou todos os recursos possíveis para socorrer os pobres. Compreendeu que era impossível combater toda a miséria sem contar com mãos e corações femininos. Então muitas jovens aderiram a causa da caridade e sob a formação de Santa Luísa passam a viver em comunidade e assim nasce a Companhia das Filhas da Caridade no dia 29 de novembro de 1633.

sao-vicenteA Companhia das Filhas da Caridade nasceu imperceptivelmente, à maneira das coisas de Deus. O Espírito de Deus soprou nos corações de várias pessoas, Vicente de Paulo, Luísa de Marillac e Margarida Naseau. Acontecimentos sucessivos e significativos marcaram suas vidas e eles reconheceram, pouco a pouco, os sinais de Deus.

Foi uma novidade na época, pois, até então, só havia vida consagrada a Deus na clausura. São Vicente envia as Irmãs a visitar os doentes em suas casas, tratar de feridos de guerra, crianças, velhos e todos os abandonados pela sociedade. Esse serviço deve ser feito com espírito de humildade, simplicidade e caridade vendo na pessoa necessitada o próprio Jesus Cristo.

   As Irmãs devem considerar-se Servas dos pobres, a exemplo da Virgem Maria a quem reconhecem como modelo de oração, serviço e única Mãe da Companhia.

 monde  Hoje, as Filhas da Caridade estão presentes nos cinco continentes.

No Brasil estão em seis províncias: Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro e  Amazônia Instituto Nossa Senhora da Salette pertence à Província de Recife.

c-provincial-jpg

Casa Provincial

Clique aqui

Link para o site oficial.

 

http://filles-de-la-charite.org/pt/

companhia