CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE INGLÊS (2017) – FUNDAMENTAL II

Ensino Fundamental II

Inglês  – I Bimestre

 

6º ANO

 

  • CAPÍTULO 1 – Welcame to the circus!
  • Saudações
  • Números
  • Uso do “What is A/AN…?

 

  • CAPÍTULO 2 – Foreign words.
  • Alfabeto
  • Estrangeirismo
  • Uso do “THAT/THIS”
  • Pronomes: HIS/HER

 

  • CAPÍTULO 3 – Meet family
  • Verbo to be: afirmativa, negativa e interrogativa
  • Membros da família
  • Uso da expressão “Who is…?”

 

  • CAPÍTULO 4 – Social network
  • Linguagem virtual
  • Especificações do uso do verbo To Be: Full form e Short form
  • Edição de e-mail

 

 

7º ANO

 

  • CAPÍTULO 1 – Sk8ter world
  • Apresentar pessoas e a si mesmo
  • Profissões
  • Uso de adjetivos
  • Demonstrar objetos por meio de pronomes
  • Fornecer informações pessoais utilizando o presente simples do Verbo To Be, nas formas afirmativa, negativa e interrogativa
  • Pronomes demonstrativos: this is / that is / these are / those are

 

  • CAPÍTULO 2 – On the radio waves
  • Estações do ano
  • Clima
  • Previsão de tempo
  • Rotina diária usando o presente simples nas formas afirmativa e negativa do presente simples
  • Uso dos pronomes “me e you”
  • Dizer as horas e dias da semana

 

  • CAPÍTULO 3 – Home, sweet home
  • Solicitar e fornecer informações sobre imóvel
  • Identificar pontos favoráveis e desfavoráveis do local do imóvel
  • Identificar mobília e aparelhos eletrodomésticos
  • Solicitar informações sobre preço, número do cômodo, tamanho…
  • Uso dos pronomes interrogativos
  • Uso do verbo ‘have”

 

  • CAPÍTULO 4 – TV shows
  • Emprego do presente simples dos verbos: afirmativa, negativa e interrogativa
  • Advérbios e expressões de freqüência
  • Falar sobre programas de TV

 

 

 

8º ANO

 

  • CAPÍTULO 1 – Famous destinations
  • Descrever lugares, povo, atividades rotineiras, momentâneas e de turismo
  • Empregar adjetivos para descrever lugares
  • Reconhecer e empregar o vocabulário referente aos meios de transportes
  • Presente simples / presente contínuo / Wh-questions
  • Meios de transportes

 

  • CAPÍTULO 2 – Tourists and travelers
  • Adjetivos para descrever lugares
  • Uso do sufixo – ing
  • Reconhecer verbos que indicam preferências e que exigem a forma –ing
  • Expressão “ would like / I’d like”

 

  • CAPÍTULO 3 – Souvenirs
  • Nomear diferentes tipos de souveniers
  • Identificar e utilizar o grau comparativo dos adjetivos
  • Short adjective + er than
  • More + adjective + than
  • Not as adjective as
  • How much…?

 

  • CAPÍTULO 4 – Weather around the world
  • Emprego do grau superlativo
  • Adjetivos referentes ao clime
  • Condições climáticas e estações do ano
  • Expressões: what’s the weather like?
  • Retomada dos adjetivos superlatives: the…-est / the most … / the least…

 

9º ANO

 

  • CAPÍTULO 1- My first Love
  • Passado com verbos regulares e irregulares: afirmativa, negativa e interrogativa
  • Passado contínuo
  • Expressar e adentificar ações ou situações no passado que demandam certo período de duração
  • Did/didn’t
  • Verbos regulares + ed

 

  • CAPÍTULO 2 – How embarrassing!
  • Falar sobre experiências
  • Analisar situações embaraçosas
  • Postagens
  • Uso do verbo to have: have/hás ever questions
  • Expressões I’ve never / have or has + past particle

 

  • CAPÍTULO 3 – Time, time sones and Jet Lang
  • Presente perfeito
  • Fuso horário
  • Utilizar o presente perfeito para perguntar se uma determinada ação já ocorreu, para indicar que algo ainda não foi feito e para descrever algo que acabou de acontecer

 

  • CAPÍTULO 4 – Sweet old memories
  • Presente perfeito
  • Passado simples
  • Diferenciar presente perfeito do passado simples para indicar quando algo começou e sua duração
  • Presente perfeito + expressões already e Just na forma afirmativa

Inglês  – II Bimestre

6º ANO

 

  • CAPÍTULO 5 – Let’s go online shopping!
  • Possessivo com ‘s
  • ..?
  • Artigos indefinidos a/na
  • Uso das expressões: It’s made of…/ How much is it?/ It’s …

 

  • CAPÍTULO 6 – 127 Corridor sale
  • Objetos pessoais
  • Pronomes demonstrativos
  • Localização de objetos,
  • Uso das preposições de lugar

 

  • CAPÍTULO 7 – Places in London
  • Descrever lugares específicos da cidade;
  • Retomada do verbo To be
  • Presente simples

 

  • CAPÍTULO 8 – English travels
  • Nacionalidades
  • Adjetivos
  • Estruturas “There + be”
  • Uso do artigo definido “the”

 

7º ANO

 

  • CAPÍTULO 5 – Visiting a museum
  • Preposições de lugar
  • Descrever obras de arte
  • Presente contínuo na forma afirmativa
  • Descrever sentimentos

 

  • CAPÍTULO 6 – Super heroes
  • Nomear características físicas e de personalidade
  • Emprego da forma negativa do presente continuo
  • Responder quisses
  • Tirinhas
  • CAPÍTULO 7 – Scrapbook
  • Perguntar e responder sobre ações momentâneas
  • Nomear equipamentos fotográficos
  • Nomear materiais de papelaria usados na montagem de um scrapbook
  • Pronomes possessivos
  • Question Word “whose”

 

  • CAPÍTULO 8 – Fashion
  • Diferenciar o uso entre o presente simples e o presente contínuo
  • Expressões de tempo e marcadores temporais
  • Nomear peças de roupa, acessórios, estampas e materiais

 

 

8º ANO

 

  • CAPÍTULO 5 – Games & fables
  • Passado simples do verbo to be: afirmativa, negativa e interrogativa
  • Personalidade
  • Gênero textual fábula
  • Passado simples do verbo “there be”: afirmativa e negativa

 

  • CAPÍTULO 6 – Cartoons
  • Identificar e empregar verbos regulares no passado
  • Sinopse de desenhos animados ou filmes
  • Expressões: I liked… / She wanted

 

  • CAPÍTULO 7 – Urban legends
  • Ações no passado com verbos regulares e irregulares usando a forma negativa
  • Descrever atividades ou situações usando o passado simples de verbos regulares e irregulares
  • Preposições
  • Do/ does

 

  • CAPÍTULO 8 – Detective stories: dealing with a crime
  • Formular e responder perguntas sobre ações no passado usando WH-QUESTION com verbo BE e demais verbos regulares e irregulares
  • Was/were
  • Did/didn’t
  • Expressões de tempo

 

9º ANO

 

  • CAPÍTULO 5 – Newpapers
  • Yellow journalism
  • Características de notícias sensacionalistas
  • Uso dos verbos To say e To tell
  • Expressões told someone something, Said something

 

  • CAPÍTULO 6 – Magazines
  • Comportamento e ponto de vista de celebridades e paparazzi
  • Conjunções: and, but e because
  • Someone asked somebody something
  • Someone told somebody something

 

  • CAPÍTULO 7 – TV news: a day in the newsroom
  • Realizar comparações usando substantives contáveis e incontáveis
  • Too many
  • Too much
  • Not enought

 

  • CAPÍTULO 8 – Blogs
  • Trabalhar com linguagem jornalística para internet
  • Textos informativos
  • If clause ( fist conditional – present/future)

Inglês  – III Bimestre

 

6º ANO

 

  • CAPÍTULO 09 – Teens n#
  • Presente simples na forma afirmativa
  • Imperativo: afirmativa e negativa
  • Descrição de aparência física: olhos, cabelos, peso, altura e vestimenta

 

  • CAPÍTULO 10 – What sport are you?
  • Nomear esportes, equipamentos esportivos e posição de jogadores
  • Descrever características físicas

 

  • CAPÍTULO 11 – My favorite movie
  • Emprego do presente simples dos veros, com ênfase em terceira pessoa do singular
  • Descrever cenas de filmes
  • Uso do AND/BUT
  • Identificar características de um trailler

 

  • CAPÍTULO 12 – Music
  • Formular perguntas no Presente Simples com o auxiliar “do”
  • Nomear tipos de músicas
  • Pronomes interrogativos
  • Como dizer a idade

7º ANO

 

  • CAPÍTULO 09 – World cuisine recipes
  • Identificar e nomear alimentos
  • Nomear pratos típicos de outros apíses
  • Estrutura: “There is e There are” – There be nas formas afirmativa, negative e interrogativa
  • Identificar e nomear diferentes tipos de embalagens
  • Substantivos contáveis e não-contáveis
  • Emprego do: A / AN / SOME para classificar produtos
  • Estruturas: “How much e How many”

 

  • CAPÍTULO 10 – Cooking class
  • Emprego do imperativo: afirmativa e negativa
  • Como elencar regras ou ordens a serem seguidas
  • Identificar e nomear utensílios de cozinha
  • Do/Don’t

 

  • CAPÍTULO 11 – You are what you eat
  • Tipos de dietas
  • Descrever refeições diárias e alimentos
  • Expresser preferências
  • Classificação de alimentos por grupo: grãos, carboidratos, vegetais, frutas, laticínios e proteínas
  • Expressões: a few / a little / many / much / a lot / none

 

  • CAPÍTULO 12 – Eating out
  • Cardápios
  • Entender e fazer pedidos em restaurantes
  • Concordar ou discordar do que pedir de modo polido
  • Expressões: “Would you like? / I’d like / I’ll / I’ Will, tôo / So… I / Neither… I / May I? / Can I?

 

 

 

8º ANO

 

  • CAPÍTULO 09 – Personal life
  • Hábitos e habilidades no passado
  • Perfil profissional
  • Expressão: “used to+verbo
  • Verbo modal: could

 

  • CAPÍTULO 10 – Alternative culture
  • Passado progressivo
  • Vestuário
  • Estilos musicais
  • Passado contínuo: afirmativa, negativa e interrogativa (verbo + ing)

 

  • CAPÍTULO 11 – Recreation
  • Perguntar o que as pessoas estavam fazendo num momento passado usando o passado progressivo
  • Descrever brincadeiras e tipos
  • Passado contínuo na forma interrogativa

 

  • CAPÍTULO 12 – The media: advertisements
  • Descrever um evento passado em progresso que é interrompido por outra ação
  • Descrever ações em andamento no passado
  • Propagandas
  • Passdo simples versus passado contínuo

 

 

9º ANO

 

  • CAPÍTULO 09 – Bollywood X Hollywood
  • Pronomes relativos
  • Opinar sobre filmes
  • Compreender sinopses
  • Tipos de filmes: comedy, action, suspense, melodrma, science fictions…
  • Descrever pessonagens
  • Relative clauses: Who(m), that, which, whose

 

  • CAPÍTULO 10 – My favorite book
  • Identificar e expressar preferências
  • Perfil de livros
  • Nomear lugares e tipos de livros
  • Expressões: I’d rather…than; would like; want to…

 

  • CAPÍTULO 11 – The soundtrack of my life
  • Diferenciar adjetivos terminados em –ed dos terminados em –ing
  • Instrumentos musicais
  • Estilos musicais
  • Particípio presente + ing como adjetivo
  • Particípio passado + Ed como adjetivo

 

  • CAPÍTULO 12 – Movie adaptations
  • Ler e compreender textos e trechos de livros que foram adaptados para o cinema
  • Peças de vestuário
  • Verbos modais para expressar necessidade, importância e opinião pessoal
  • Como dar conselhos usando os verbos modais
  • Modal verb: not + have to / must not / shoul not

Inglês  – IV Bimestre

6º ANO

 

  • CAPÍTULO 13 – Events at school
  • Reconhecer períodos do dia
  • Estrutura de horas: What time is it e it is…
  • Vocabulário referente a disciplinas escolares
  • Questionar sobre rotina escolar e horário de aulas

 

  • CAPÍTULO 14 – Festival and holidays
  • Meses do ano
  • Datas comemorativas e festivais
  • Uso da 3ª pessoas do singular do presente simples na forma negativa

 

  • CAPÍTULO 15 – Important dates
  • Datas de aniversário e outras datas importantes
  • Perguntar sobre idade
  • Retomada de membros da família: parentes de 1° e 2° graus
  • Números ordinais e cardinais
  • Meses do ano

 

  • CAPÍTULO 16 – Vacation time
  • Texto em formato de blog
  • Matéria jornalística
  • Uso dos verbos auxiliares “do/does”
  • Short anwers

 

7º ANO

 

CAPÍTULO 13 – The human body

  • Nomear e identificar partes do corpo e os cinco sentidos
  • Uso das palavras: “ something e anything
  • Expressões: “would you like…? / something / anything

 

CAPÍTULO 14 – Medical care

  • Identificar e nomear doenças e medicamentos
  • Dar e pedir conselhos e opiniões
  • Estruturas: You should / should’t do something / what should I do? / What’s the matter? / I’m feeling sick / I have a ou an…ache

CAPÍTULO 15 – Don’t judge a book by its cover

  • Descrever a si mesmo e a outras pessoas com relação à aparência física e personalidade
  • Expressões: what are you like? / what ate they like? / what is he – she – it like? / What do you look like? /
  • Retomada do verbo to have

 

CAPÍTULO 16 – Off and running

  • Ações em andamento
  • Descrever atividades que sabe e que não sabe praticar
  • Verbo MODAL can
  • Comparar diferentes esportes
  • Classificar esportes em individual ou equipe
  • Roupas e equipamentos esportivos

 

 

8º ANO

 

  • CAPÍTULO 13 – Video games
  • Gêneros de video games
  • Pronomes indefinidos em frases afirmativas, negativas e interrogativas
  • Referência a pessoas e lugares
  • Uso das palavras: someone, somebodu, anyone, anybody, nobody, no one, somewhere, anywhere e nowhere

 

  • CAPÍTULO 14 – Word games
  • Animais
  • Uso do sufixo –ing em determinados verbos
  • Preposições que exigem –ing
  • Preposição + verbo + -ing
  • Verbo + verbo + -ing

 

  • CAPÍTULO 15 – Profile games
  • Verbos modais para fazer inferências
  • Advérbios para descrever pessoas
  • Aparência física, personalidade e habilidades
  • Lugares turísticos
  • Modais: may, might e could para expressar possibilidades
  • Adverbios: perhaps, maybe, possibly, probably e definitely

 

  • CAPÍTULO 16 – Miming games
  • Linguagem corporal
  • Question Tags nas formas presente, passada e futura
  • Gestos em diferentes culturas

 

 

9º ANO

 

CAPÍTULO 13 – Today’s Green minute

  • Futuro imediato
  • Uso do presente simples na formação do futuro imediato
  • Diferenças de uso do presente contínuo para se remeter a ações que acontecem no momento da fala e para se referir a ações futuras
  • Expressão verbal: Be going to

 

CAPÍTULO 14 – What a wonderful waste!

  • Planos futuros
  • Uso da estrutura Be going to
  • Futuro imediato: continuação

 

CAPÍTULO 15 – The natural environment

  • Previsão de tempo
  • Condições climáticas
  • Verbo modal WILL: afirmativa e negativa
  • Previsões para futuro
  • Advérbios nas previsões de futuras
  • There Will definitety/probably BE

 

CAPÍTULO 16 – The social environment social groups

  • Expressões relacionadas à idade
  • Utilizar o second conditional para mencionar situações futuras pouco prováveis, bem como o resultado de ações irreais
  • Second conditional: If clause = IF + past simple
  • Main clause = would/wouldn’t + base form

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *