CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE INGLÊS (2017) – FUNDAMENTAL II
Inglês – I Bimestre
6º ANO
- CAPÍTULO 1 – Welcame to the circus!
- Saudações
- Números
- Uso do “What is A/AN…?
- CAPÍTULO 2 – Foreign words.
- Alfabeto
- Estrangeirismo
- Uso do “THAT/THIS”
- Pronomes: HIS/HER
- CAPÍTULO 3 – Meet family
- Verbo to be: afirmativa, negativa e interrogativa
- Membros da família
- Uso da expressão “Who is…?”
- CAPÍTULO 4 – Social network
- Linguagem virtual
- Especificações do uso do verbo To Be: Full form e Short form
- Edição de e-mail
7º ANO
- CAPÍTULO 1 – Sk8ter world
- Apresentar pessoas e a si mesmo
- Profissões
- Uso de adjetivos
- Demonstrar objetos por meio de pronomes
- Fornecer informações pessoais utilizando o presente simples do Verbo To Be, nas formas afirmativa, negativa e interrogativa
- Pronomes demonstrativos: this is / that is / these are / those are
- CAPÍTULO 2 – On the radio waves
- Estações do ano
- Clima
- Previsão de tempo
- Rotina diária usando o presente simples nas formas afirmativa e negativa do presente simples
- Uso dos pronomes “me e you”
- Dizer as horas e dias da semana
- CAPÍTULO 3 – Home, sweet home
- Solicitar e fornecer informações sobre imóvel
- Identificar pontos favoráveis e desfavoráveis do local do imóvel
- Identificar mobília e aparelhos eletrodomésticos
- Solicitar informações sobre preço, número do cômodo, tamanho…
- Uso dos pronomes interrogativos
- Uso do verbo ‘have”
- CAPÍTULO 4 – TV shows
- Emprego do presente simples dos verbos: afirmativa, negativa e interrogativa
- Advérbios e expressões de freqüência
- Falar sobre programas de TV
8º ANO
- CAPÍTULO 1 – Famous destinations
- Descrever lugares, povo, atividades rotineiras, momentâneas e de turismo
- Empregar adjetivos para descrever lugares
- Reconhecer e empregar o vocabulário referente aos meios de transportes
- Presente simples / presente contínuo / Wh-questions
- Meios de transportes
- CAPÍTULO 2 – Tourists and travelers
- Adjetivos para descrever lugares
- Uso do sufixo – ing
- Reconhecer verbos que indicam preferências e que exigem a forma –ing
- Expressão “ would like / I’d like”
- CAPÍTULO 3 – Souvenirs
- Nomear diferentes tipos de souveniers
- Identificar e utilizar o grau comparativo dos adjetivos
- Short adjective + er than
- More + adjective + than
- Not as adjective as
- How much…?
- CAPÍTULO 4 – Weather around the world
- Emprego do grau superlativo
- Adjetivos referentes ao clime
- Condições climáticas e estações do ano
- Expressões: what’s the weather like?
- Retomada dos adjetivos superlatives: the…-est / the most … / the least…
9º ANO
- CAPÍTULO 1- My first Love
- Passado com verbos regulares e irregulares: afirmativa, negativa e interrogativa
- Passado contínuo
- Expressar e adentificar ações ou situações no passado que demandam certo período de duração
- Did/didn’t
- Verbos regulares + ed
- CAPÍTULO 2 – How embarrassing!
- Falar sobre experiências
- Analisar situações embaraçosas
- Postagens
- Uso do verbo to have: have/hás ever questions
- Expressões I’ve never / have or has + past particle
- CAPÍTULO 3 – Time, time sones and Jet Lang
- Presente perfeito
- Fuso horário
- Utilizar o presente perfeito para perguntar se uma determinada ação já ocorreu, para indicar que algo ainda não foi feito e para descrever algo que acabou de acontecer
- CAPÍTULO 4 – Sweet old memories
- Presente perfeito
- Passado simples
- Diferenciar presente perfeito do passado simples para indicar quando algo começou e sua duração
- Presente perfeito + expressões already e Just na forma afirmativa
Inglês – II Bimestre
6º ANO
- CAPÍTULO 5 – Let’s go online shopping!
- Possessivo com ‘s
- ..?
- Artigos indefinidos a/na
- Uso das expressões: It’s made of…/ How much is it?/ It’s …
- CAPÍTULO 6 – 127 Corridor sale
- Objetos pessoais
- Pronomes demonstrativos
- Localização de objetos,
- Uso das preposições de lugar
- CAPÍTULO 7 – Places in London
- Descrever lugares específicos da cidade;
- Retomada do verbo To be
- Presente simples
- CAPÍTULO 8 – English travels
- Nacionalidades
- Adjetivos
- Estruturas “There + be”
- Uso do artigo definido “the”
7º ANO
- CAPÍTULO 5 – Visiting a museum
- Preposições de lugar
- Descrever obras de arte
- Presente contínuo na forma afirmativa
- Descrever sentimentos
- CAPÍTULO 6 – Super heroes
- Nomear características físicas e de personalidade
- Emprego da forma negativa do presente continuo
- Responder quisses
- Tirinhas
- CAPÍTULO 7 – Scrapbook
- Perguntar e responder sobre ações momentâneas
- Nomear equipamentos fotográficos
- Nomear materiais de papelaria usados na montagem de um scrapbook
- Pronomes possessivos
- Question Word “whose”
- CAPÍTULO 8 – Fashion
- Diferenciar o uso entre o presente simples e o presente contínuo
- Expressões de tempo e marcadores temporais
- Nomear peças de roupa, acessórios, estampas e materiais
8º ANO
- CAPÍTULO 5 – Games & fables
- Passado simples do verbo to be: afirmativa, negativa e interrogativa
- Personalidade
- Gênero textual fábula
- Passado simples do verbo “there be”: afirmativa e negativa
- CAPÍTULO 6 – Cartoons
- Identificar e empregar verbos regulares no passado
- Sinopse de desenhos animados ou filmes
- Expressões: I liked… / She wanted
- CAPÍTULO 7 – Urban legends
- Ações no passado com verbos regulares e irregulares usando a forma negativa
- Descrever atividades ou situações usando o passado simples de verbos regulares e irregulares
- Preposições
- Do/ does
- CAPÍTULO 8 – Detective stories: dealing with a crime
- Formular e responder perguntas sobre ações no passado usando WH-QUESTION com verbo BE e demais verbos regulares e irregulares
- Was/were
- Did/didn’t
- Expressões de tempo
9º ANO
- CAPÍTULO 5 – Newpapers
- Yellow journalism
- Características de notícias sensacionalistas
- Uso dos verbos To say e To tell
- Expressões told someone something, Said something
- CAPÍTULO 6 – Magazines
- Comportamento e ponto de vista de celebridades e paparazzi
- Conjunções: and, but e because
- Someone asked somebody something
- Someone told somebody something
- CAPÍTULO 7 – TV news: a day in the newsroom
- Realizar comparações usando substantives contáveis e incontáveis
- Too many
- Too much
- Not enought
- CAPÍTULO 8 – Blogs
- Trabalhar com linguagem jornalística para internet
- Textos informativos
- If clause ( fist conditional – present/future)
Inglês – III Bimestre
6º ANO
- CAPÍTULO 09 – Teens n#
- Presente simples na forma afirmativa
- Imperativo: afirmativa e negativa
- Descrição de aparência física: olhos, cabelos, peso, altura e vestimenta
- CAPÍTULO 10 – What sport are you?
- Nomear esportes, equipamentos esportivos e posição de jogadores
- Descrever características físicas
- CAPÍTULO 11 – My favorite movie
- Emprego do presente simples dos veros, com ênfase em terceira pessoa do singular
- Descrever cenas de filmes
- Uso do AND/BUT
- Identificar características de um trailler
- CAPÍTULO 12 – Music
- Formular perguntas no Presente Simples com o auxiliar “do”
- Nomear tipos de músicas
- Pronomes interrogativos
- Como dizer a idade
7º ANO
- CAPÍTULO 09 – World cuisine recipes
- Identificar e nomear alimentos
- Nomear pratos típicos de outros apíses
- Estrutura: “There is e There are” – There be nas formas afirmativa, negative e interrogativa
- Identificar e nomear diferentes tipos de embalagens
- Substantivos contáveis e não-contáveis
- Emprego do: A / AN / SOME para classificar produtos
- Estruturas: “How much e How many”
- CAPÍTULO 10 – Cooking class
- Emprego do imperativo: afirmativa e negativa
- Como elencar regras ou ordens a serem seguidas
- Identificar e nomear utensílios de cozinha
- Do/Don’t
- CAPÍTULO 11 – You are what you eat
- Tipos de dietas
- Descrever refeições diárias e alimentos
- Expresser preferências
- Classificação de alimentos por grupo: grãos, carboidratos, vegetais, frutas, laticínios e proteínas
- Expressões: a few / a little / many / much / a lot / none
- CAPÍTULO 12 – Eating out
- Cardápios
- Entender e fazer pedidos em restaurantes
- Concordar ou discordar do que pedir de modo polido
- Expressões: “Would you like? / I’d like / I’ll / I’ Will, tôo / So… I / Neither… I / May I? / Can I?
8º ANO
- CAPÍTULO 09 – Personal life
- Hábitos e habilidades no passado
- Perfil profissional
- Expressão: “used to+verbo
- Verbo modal: could
- CAPÍTULO 10 – Alternative culture
- Passado progressivo
- Vestuário
- Estilos musicais
- Passado contínuo: afirmativa, negativa e interrogativa (verbo + ing)
- CAPÍTULO 11 – Recreation
- Perguntar o que as pessoas estavam fazendo num momento passado usando o passado progressivo
- Descrever brincadeiras e tipos
- Passado contínuo na forma interrogativa
- CAPÍTULO 12 – The media: advertisements
- Descrever um evento passado em progresso que é interrompido por outra ação
- Descrever ações em andamento no passado
- Propagandas
- Passdo simples versus passado contínuo
9º ANO
- CAPÍTULO 09 – Bollywood X Hollywood
- Pronomes relativos
- Opinar sobre filmes
- Compreender sinopses
- Tipos de filmes: comedy, action, suspense, melodrma, science fictions…
- Descrever pessonagens
- Relative clauses: Who(m), that, which, whose
- CAPÍTULO 10 – My favorite book
- Identificar e expressar preferências
- Perfil de livros
- Nomear lugares e tipos de livros
- Expressões: I’d rather…than; would like; want to…
- CAPÍTULO 11 – The soundtrack of my life
- Diferenciar adjetivos terminados em –ed dos terminados em –ing
- Instrumentos musicais
- Estilos musicais
- Particípio presente + ing como adjetivo
- Particípio passado + Ed como adjetivo
- CAPÍTULO 12 – Movie adaptations
- Ler e compreender textos e trechos de livros que foram adaptados para o cinema
- Peças de vestuário
- Verbos modais para expressar necessidade, importância e opinião pessoal
- Como dar conselhos usando os verbos modais
- Modal verb: not + have to / must not / shoul not
Inglês – IV Bimestre
6º ANO
- CAPÍTULO 13 – Events at school
- Reconhecer períodos do dia
- Estrutura de horas: What time is it e it is…
- Vocabulário referente a disciplinas escolares
- Questionar sobre rotina escolar e horário de aulas
- CAPÍTULO 14 – Festival and holidays
- Meses do ano
- Datas comemorativas e festivais
- Uso da 3ª pessoas do singular do presente simples na forma negativa
- CAPÍTULO 15 – Important dates
- Datas de aniversário e outras datas importantes
- Perguntar sobre idade
- Retomada de membros da família: parentes de 1° e 2° graus
- Números ordinais e cardinais
- Meses do ano
- CAPÍTULO 16 – Vacation time
- Texto em formato de blog
- Matéria jornalística
- Uso dos verbos auxiliares “do/does”
- Short anwers
7º ANO
CAPÍTULO 13 – The human body
- Nomear e identificar partes do corpo e os cinco sentidos
- Uso das palavras: “ something e anything
- Expressões: “would you like…? / something / anything
CAPÍTULO 14 – Medical care
- Identificar e nomear doenças e medicamentos
- Dar e pedir conselhos e opiniões
- Estruturas: You should / should’t do something / what should I do? / What’s the matter? / I’m feeling sick / I have a ou an…ache
CAPÍTULO 15 – Don’t judge a book by its cover
- Descrever a si mesmo e a outras pessoas com relação à aparência física e personalidade
- Expressões: what are you like? / what ate they like? / what is he – she – it like? / What do you look like? /
- Retomada do verbo to have
CAPÍTULO 16 – Off and running
- Ações em andamento
- Descrever atividades que sabe e que não sabe praticar
- Verbo MODAL can
- Comparar diferentes esportes
- Classificar esportes em individual ou equipe
- Roupas e equipamentos esportivos
8º ANO
- CAPÍTULO 13 – Video games
- Gêneros de video games
- Pronomes indefinidos em frases afirmativas, negativas e interrogativas
- Referência a pessoas e lugares
- Uso das palavras: someone, somebodu, anyone, anybody, nobody, no one, somewhere, anywhere e nowhere
- CAPÍTULO 14 – Word games
- Animais
- Uso do sufixo –ing em determinados verbos
- Preposições que exigem –ing
- Preposição + verbo + -ing
- Verbo + verbo + -ing
- CAPÍTULO 15 – Profile games
- Verbos modais para fazer inferências
- Advérbios para descrever pessoas
- Aparência física, personalidade e habilidades
- Lugares turísticos
- Modais: may, might e could para expressar possibilidades
- Adverbios: perhaps, maybe, possibly, probably e definitely
- CAPÍTULO 16 – Miming games
- Linguagem corporal
- Question Tags nas formas presente, passada e futura
- Gestos em diferentes culturas
9º ANO
CAPÍTULO 13 – Today’s Green minute
- Futuro imediato
- Uso do presente simples na formação do futuro imediato
- Diferenças de uso do presente contínuo para se remeter a ações que acontecem no momento da fala e para se referir a ações futuras
- Expressão verbal: Be going to
CAPÍTULO 14 – What a wonderful waste!
- Planos futuros
- Uso da estrutura Be going to
- Futuro imediato: continuação
CAPÍTULO 15 – The natural environment
- Previsão de tempo
- Condições climáticas
- Verbo modal WILL: afirmativa e negativa
- Previsões para futuro
- Advérbios nas previsões de futuras
- There Will definitety/probably BE
CAPÍTULO 16 – The social environment social groups
- Expressões relacionadas à idade
- Utilizar o second conditional para mencionar situações futuras pouco prováveis, bem como o resultado de ações irreais
- Second conditional: If clause = IF + past simple
- Main clause = would/wouldn’t + base form
Deixe um comentário