CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE PORTUGUÊS (2017) – FUNDAMENTAL II
Português – I Bimestre
6º Ano
- Reconhecimento das características do gênero textual hq e verbete;
- Intencionalidade do gênero: hq e verbete;
- Suportes de circulação;
- Identificação do público alvo;
- Leitura de texto verbal e não- verbal;
- Presença de sequências narrativas no texto;
- Denotação e conotação;
- Intertextualidade;
- Onomatopeia;
- Função do substantivo no texto;
- Conceito e classificação dos substantivos;
- Estrutura da palavra e processos de formação: composição e derivação;
- Produção textual: troca de ideias e depoimentos sobre hqs, produção e diálogo;
- Conceito de adjetivo;
- Identificação dos substantivos modificados e dos efeitos de sentido provocados pelo uso dos adjetivos;
- Análise do uso dos adjetivos: subjetividade e objetividade;
- Identificação dos contextos de uso dos adjetivos;
- Locuções adjetivas;
- Acentuação gráfica i;
- Produção de dicionário de termos regionais.
7º Ano
- Reconhecimento das características do gênero textual cartaz publicitário;
- Recursos usados na construção do gênero cartaz;
- Leitura de imagens;
- Suporte e identificação do gênero cartaz;
- Compreensão da linguagem conotativa;
- Compreensão de recursos de intertextualidade;
- Recursos usados na construção do gênero reportagem;
- Adequação ao público-alvo;
- Suporte de circulação;
- Leitura de imagens e adequação de legendas;
- Denotação e conotação
- Conceito e funcionalidade da preposição e conjunção;
- Verbo – estrutura e emprego;
- Usos do advérbio;
- Uso de pronomes como recurso de coesão textual;
- Funções das palavras relacionais: pronome relativo, preposição e conjunção;
- Diálogo argumentativo;
- Produção de cartazes;
- Escrita de reportagem;
- Análise morfológica;
- Dificuldades ortográficas;
- Frase, período e oração;
- Sujeito e predicado;
- Classificação dos sujeitos;
- Sílaba tônica.
8º Ano
- Sujeito – classificação;
- Forma nominais do verbo;
- Verbos abundantes;
- Ortografia:letras e palavras / expressões;
- Emprego de há/a/à;
- Vozes verbais x palavra SE;
- Transitividade verbal
- Classes gramaticais – Revisão;
- Revisão geral;
- Atividades complementares;
9º Ano
- Função sintática dos termos das orações: Revisão;
- Transitividade verbal;
- Frase x período x oração : formação;
- Orações subordinadas : substantivas / adjetivas;
- Pronomes relativos: função sintática;
- Palavra que: conjunção integrante x explicativa x pronome relativo;
- Estrutura das palavras: nominal x verbal;
- Prefixos gregos e latinos;
- Radicais gregos e latinos;
- Revisão geral.
Português – II Bimestre
6º Ano
- Reconhecimento das características do gênero textual notícia jornalística;
- Recursos usados na construção desse gênero;
- Suporte de circulação;
- Identificação do público-alvo;
- Características dos textos jornalístico ( veracidade, clareza, isenção, impessoalidade.);
- Conceito e identificação da linha-fina,lide ;
- Revisão do conceito de parágrafo;
- Estabelecimento de relação entre o texto verbal e as informações não verbais;
- Análise da linguagem usada nos textos jornalísticos;
- Análise dos elementos próprios: nível de formalidade da linguagem, chamada, linha-fina, lide, citação de outras fontes;
- Efeito de sentido de verbos no presente
- Artigos
- Funções dos artigos definidos e indefinidos;
- Numerais;
- Preposição;
- Localização de informação no texto;
- Funções dos numerais no texto;
- Diferenciação funcional entre numeral e artigo indefinido;
- Efeito de sentido do uso dos numerais no texto;
- Reconhecimento das características do gênero textual fôlder;
- Leitura de imagens;
- Compreensão da linguagem conotativa;
- Acentuação gráfica ii;
- Compreensão de recursos de intertextualidade;
- Diálogo argumentativo sobre propaganda e ética;
- Produção de notícias e folders para campanha educativa de utilidade pública.
7º Ano
- Reconhecimento das características dos gêneros textuais biografia e autobiografia;
- Percepção de elementos característicos composicionais e de estilo desses gêneros;
- Recursos usados na construção desses gêneros;
- Ordenação dos elementos em estruturas da língua;
- Escrita de textos biográficos;
- Exposição oral didática;
- Compreensão das características do gênero textual poema;
- Reconhecimento de elementos composicionais e de estilo desse gênero;
- Relação entre forma e conteúdo;
- Intencionalidade do gênero;
- Suporte de circulação;
- Efeito semântico do uso do sujeito indeterminado;
- Produção de poemas;
- Realização de leitura em sala;
- Análise sintática dos elementos que compõem uma oração: sujeito, predicado,termos ligados ao verbo e ao nome;
- Figuras de linguagem;
- Ditongo;
- Concordância verbal;
- Tritongo e hiato
- Dígrafo;
- Predicado verbal;
- Encontro consonantal;
- Função sintática do pronome oblíquo.
8º Ano
- Predicado-classificação;
- Complemento verbal: OD x OI;
- Concordância nominal;
- Emprego de : eu x mim / tu x ti / com nós x conosco;
- Conotação x denotação;
- Verbos regulares:formação x flexão;
- Emprego do hífen;
- Adjuntos: adnominal x adverbial x formação;
- Revisão geral.
9º Ano
- Processo de formação das palavras;
- Orações subordinadas adverbiais;
- Orações reduzidas;
- Emprego do infinitivo;
- Conceitos complementares sobre o gênero do substantivo;
- Concordância verbal;
- Regência verbal; termos regentes x regidos;
- Revisão geral.
Português – III Bimestre
6º Ano
- Reconhecimento das características do gênero textual fábula;
- Recursos usados na construção desse gênero;
- Intencionalidade do gênero;
- Suporte de circulação;
- Personagens, noção de tempo e espaço;
- Vozes no texto;
- Discurso direto e indireto;
- Verbos de elocução;
- Uso de dois-ponto e travessão para indicar a voz dos personagens;
- Identificação do ponto de vista do autor por meio da análise dos recursos expressivos;
- Rima e efeito de sentido que confere ao texto;
- Construção do conceito de coesão textual;
- Coesão por elipse e por substituição;
- Acentuação gráfica iii;
- Conceito de pronome;
- Reconhecimento das características do gênero conto popular;
- Recursos e intencionalidade do gênero conto popular;
- Suporte de circulação;
- Estrutura do gênero textual;
- Comparação de similaridades e diferenças entre versões de uma mesma história;
- Caracterização de personagens;
- Noção de tempo e espaço;
- Uso expressivo de verbos de elocução;
- Uso de aspas para indicar a voz dos personagens;
- Funcionalidade dos pronomes pessoais, tratamento, demonstrativos e indefinidos;
- Reconto de textos narrativos;
- Escrita de versão de contos populares e fábulas.
7º ANO
- Reconhecimento das características do gênero charge, diferenciando-o do cartum;
- Recursos usados na construção do gênero textual charge;
- Intencionalidade desse gênero;
- Suporte de circulação;
- Identificação do público alvo;
- Leitura de texto verbal e não verbal;
- Identificação de recursos argumentativos;
- Classificação dos tipos de predicado;
- Transitividade;
- Complementos verbais;
- Produção de charge,
- Fórum;
- Recursos usados na construção do gênero de divulgação científica;
- Intencionalidade do gênero;
- Pesquisas;
- Escrita de artigo de divulgação científica;
- Regência verbal;
- Crase;
- Predicado nominal;
- Acentuação gráfica;
- Concordância do verbo ser;
- Adjunto adnominal e adverbial;
- Uso dos porquês;
- Predicado verbal e nominal
- Seminário;
8º Ano
- Regência nominal;
- Termos regentes x regidos;
- Acentuação gráfica;
- Complemento nominal;
- Divisão silábica;
- Flexão dos adjetivos compostos;
- Formação do imperativo;
- Verbos irregulares e demais classificações x flexão;
- Projeto Pedagógico: Sarau Literário;
- Revisão geral.
9º Ano
- Concordância verbal: revisão;
- Versificação;
- Acentuação gráfica;
- Nova ortografia;
- Figuras de linguagem: classificação;
- Palavra que: função morfológica;
- Revisão geral.
Português – IV Bimestre
6º Ano
- Reconhecimento das características do gênero textual crônica;
- Recursos, suportes e intencionalidades desse gênero crônica;
- Comparação entre dois gêneros do tipo narrativo: notícia e crônica;
- Tipos de narrador;
- Uso dos dicursos direto e indireto e seus efeitos de sentido;
- Sequência conversacional;
- Uso expressivo de verbos de elocução;
- Conceito de verbo;
- Modos e tempos verbais;
- Usos do presente, pretérito e futuro e seus efeitos de sentido;
- Efeitos de sentido do uso de verbos no imperativo;
- Locuções verbais;
- Palavras homônimas homófonas;
- Uso dos imperativos afirmativo e negativo;
- Efeitos de sentido do uso dos verbos no imperativo afirmativo e no infinitivo impessoal;
- Advérbio e locução adverbial;
- Função do advérbio nos textos do tipo instrucional;
- Posição do advérbio na frase para obtenção de efeito de sentido;
- Escrita de crônicas;
- Diálogo argumentativo;
- Exposição oral didática de conteúdos sobre gêneros textuais estudados durante o ano letivo;
- Frase, período e oração;
- Sujeito e predicado.
7º ANO
- Reconhecimento das carcterísticas do gênero textual artigo de opinião;
- Intencionalidade e recursos usados na construção desse gênero;
- Suportes de circulação;
- Reconhecimento de estratégias de argumentação;
- Escrita de artigo de opinião;
- Mesa-redonda;
- Vicios de linguagem;
- Ambiguidade;
- Agente da passiva;
- Reconhecimento das carcterísticas do gênero textual causo;
- Presença de sequencias narrativas no texto;
- Semelhanças e difernças entre os gêneros causo e piada;
- Ambiguidades no texto da piada;
- Registro de causos ou anedotas;
- Lenda urbana;
- Morfossintaxe;
- Aposto e vocativo;
- Locução verbal;
- Agente da passiva;
- Pontuação;
- Verbo irregular;
- Tempo simples e composto.
- Conversação espontânea e debate.
8º ANO
- Orações coordenadas;
- Conjunções: emprego oracional x intervocabular;
- Preposições;
- Abreviatura x sigla;
- Crase;
- Palavra QUE;
- Aposto x vocativo;
9º ANO
- Plural de substantivos compostos;
- Crase;
- Colocação pronominal;
- Vícios de linguagem;
- Revisão geral.
Deixe um comentário