CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE PORTUGUÊS (2017) – FUNDAMENTAL II

Português  – I Bimestre

6º Ano

  • Reconhecimento das características do gênero textual hq e verbete;
  • Intencionalidade do gênero: hq e verbete;
  • Suportes de circulação;
  • Identificação do público alvo;
  • Leitura de texto verbal e não- verbal;
  • Presença de sequências narrativas no texto;
  • Denotação e conotação;
  • Intertextualidade;
  • Onomatopeia;
  • Função do substantivo no texto;
  • Conceito e classificação dos substantivos;
  • Estrutura da palavra e processos de formação: composição e derivação;
  • Produção textual: troca de ideias e depoimentos sobre hqs, produção e diálogo;
  • Conceito de adjetivo;
  • Identificação dos substantivos modificados e dos efeitos de sentido provocados pelo uso dos adjetivos;
  • Análise do uso dos adjetivos: subjetividade e objetividade;
  • Identificação dos contextos de uso dos adjetivos;
  • Locuções adjetivas;
  • Acentuação gráfica i;
  • Produção de dicionário de termos regionais.

7º Ano

  • Reconhecimento das características do gênero textual cartaz publicitário;
  • Recursos usados na construção do gênero cartaz;
  • Leitura de imagens;
  • Suporte e identificação do gênero cartaz;
  • Compreensão da linguagem conotativa;
  • Compreensão de recursos de intertextualidade;
  • Recursos usados na construção do gênero reportagem;
  • Adequação ao público-alvo;
  • Suporte de circulação;
  • Leitura de imagens e adequação de legendas;
  • Denotação e conotação
  • Conceito e funcionalidade da preposição e conjunção;
  • Verbo – estrutura e emprego;
  • Usos do advérbio;
  • Uso de pronomes como recurso de coesão textual;
  • Funções das palavras relacionais: pronome relativo, preposição e conjunção;
  • Diálogo argumentativo;
  • Produção de cartazes;
  • Escrita de reportagem;
  • Análise morfológica;
  • Dificuldades ortográficas;
  • Frase, período e oração;
  • Sujeito e predicado;
  • Classificação dos sujeitos;
  • Sílaba tônica.

8º Ano

  • Sujeito – classificação;
  • Forma nominais do verbo;
  • Verbos abundantes;
  • Ortografia:letras e palavras / expressões;
  • Emprego de há/a/à;
  • Vozes verbais x palavra SE;
  • Transitividade verbal
  • Classes gramaticais – Revisão;
  • Revisão geral;
  •  Atividades complementares;

9º Ano

  • Função sintática dos termos das orações: Revisão;
  • Transitividade verbal;
  • Frase x período x oração : formação;
  • Orações subordinadas : substantivas / adjetivas;
  • Pronomes relativos: função sintática;
  • Palavra que: conjunção integrante x explicativa x pronome relativo;
  • Estrutura das palavras: nominal x verbal;
  • Prefixos gregos e latinos;
  • Radicais gregos e latinos;
  • Revisão geral.

 

Português  – II Bimestre

6º Ano

  • Reconhecimento das características do gênero textual notícia jornalística;
  • Recursos usados na construção desse gênero;
  • Suporte de circulação;
  • Identificação do público-alvo;
  • Características dos textos jornalístico ( veracidade, clareza, isenção, impessoalidade.);
  • Conceito e identificação da linha-fina,lide ;
  • Revisão do conceito de parágrafo;
  • Estabelecimento de relação entre o texto verbal e as informações não verbais;
  • Análise da linguagem usada nos textos jornalísticos;
  • Análise dos elementos próprios: nível de formalidade da linguagem, chamada, linha-fina, lide, citação de outras fontes;
  • Efeito de sentido de verbos no presente
  • Artigos
  • Funções dos artigos definidos e indefinidos;
  • Numerais;
  • Preposição;
  • Localização de informação no texto;
  • Funções dos numerais no texto;
  • Diferenciação funcional entre numeral e artigo indefinido;
  • Efeito de sentido do uso dos numerais no texto;
  • Reconhecimento das características do gênero textual fôlder;
  • Leitura de imagens;
  • Compreensão da linguagem conotativa;
  • Acentuação gráfica ii;
  • Compreensão de recursos de intertextualidade;
  • Diálogo argumentativo sobre propaganda e ética;
  • Produção de notícias e folders para campanha educativa de utilidade pública.

 

7º Ano

  • Reconhecimento das características dos gêneros textuais biografia e autobiografia;
  • Percepção de elementos característicos composicionais e de estilo desses gêneros;
  • Recursos usados na construção desses gêneros;
  • Ordenação dos elementos em estruturas da língua;
  • Escrita de textos biográficos;
  • Exposição oral didática;
  • Compreensão das características do gênero textual poema;
  • Reconhecimento de elementos composicionais e de estilo desse gênero;
  • Relação entre forma e conteúdo;
  • Intencionalidade do gênero;
  • Suporte de circulação;
  • Efeito semântico do uso do sujeito indeterminado;
  • Produção de poemas;
  • Realização de leitura em sala;
  • Análise sintática dos elementos que compõem uma oração: sujeito, predicado,termos ligados ao verbo e ao nome;
  • Figuras de linguagem;
  • Ditongo;
  • Concordância verbal;
  • Tritongo e hiato
  • Dígrafo;
  • Predicado verbal;
  • Encontro consonantal;
  • Função sintática do pronome oblíquo.

8º Ano

  • Predicado-classificação;
  • Complemento verbal: OD x OI;
  • Concordância nominal;
  • Emprego de : eu x mim / tu x ti / com nós x conosco;
  • Conotação x denotação;
  • Verbos regulares:formação x flexão;
  • Emprego do hífen;
  • Adjuntos: adnominal x adverbial x formação;
  • Revisão geral.

9º Ano

  • Processo de formação das palavras;
  • Orações subordinadas adverbiais;
  • Orações reduzidas;
  • Emprego do infinitivo;
  • Conceitos complementares sobre o gênero do substantivo;
  • Concordância verbal;
  • Regência verbal; termos regentes x regidos;
  • Revisão geral.

Português  – III Bimestre

6º Ano

  • Reconhecimento das características do gênero textual fábula;
  • Recursos usados na construção desse gênero;
  • Intencionalidade do gênero;
  • Suporte de circulação;
  • Personagens, noção de tempo e espaço;
  • Vozes no texto;
  • Discurso direto e indireto;
  • Verbos de elocução;
  • Uso de dois-ponto e travessão para indicar a voz dos personagens;
  • Identificação do ponto de vista do autor por meio da análise dos recursos expressivos;
  • Rima e efeito de sentido que confere ao texto;
  • Construção do conceito de coesão textual;
  • Coesão por elipse e por substituição;
  • Acentuação gráfica iii;
  • Conceito de pronome;
  • Reconhecimento das características do gênero conto popular;
  • Recursos e intencionalidade do gênero conto popular;
  • Suporte de circulação;
  • Estrutura do gênero textual;
  • Comparação de similaridades e diferenças entre versões de uma mesma história;
  • Caracterização de personagens;
  • Noção de tempo e espaço;
  • Uso expressivo de verbos de elocução;
  • Uso de aspas para indicar a voz dos personagens;
  • Funcionalidade dos pronomes pessoais, tratamento, demonstrativos e indefinidos;
  • Reconto de textos narrativos;
  • Escrita de versão de contos populares e fábulas.

7º ANO

  • Reconhecimento das características do gênero charge, diferenciando-o do cartum;
  • Recursos usados na construção do gênero textual charge;
  • Intencionalidade desse gênero;
  • Suporte de circulação;
  • Identificação do público alvo;
  • Leitura de texto verbal e não verbal;
  • Identificação de recursos argumentativos;
  • Classificação dos tipos de predicado;
  • Transitividade;
  • Complementos verbais;
  • Produção de charge,
  • Fórum;
  • Recursos usados na construção do gênero de divulgação científica;
  • Intencionalidade do gênero;
  • Pesquisas;
  • Escrita de artigo de divulgação científica;
  • Regência verbal;
  • Crase;
  • Predicado nominal;
  • Acentuação gráfica;
  • Concordância do verbo ser;
  • Adjunto adnominal e adverbial;
  • Uso dos porquês;
  • Predicado verbal e nominal
  • Seminário;

8º Ano

  • Regência nominal;
  • Termos regentes x regidos;
  • Acentuação gráfica;
  • Complemento nominal;
  • Divisão silábica;
  • Flexão dos adjetivos compostos;
  • Formação do imperativo;
  • Verbos irregulares e demais classificações x flexão;
  • Projeto Pedagógico: Sarau Literário;
  • Revisão geral.

9º Ano

  • Concordância verbal: revisão;
  • Versificação;
  • Acentuação gráfica;
  • Nova ortografia;
  • Figuras de linguagem: classificação;
  • Palavra que: função morfológica;
  • Revisão geral.

Português  – IV Bimestre 

 

6º Ano

  • Reconhecimento das características do gênero textual crônica;
  • Recursos, suportes e intencionalidades desse gênero crônica;
  • Comparação entre dois gêneros do tipo narrativo: notícia e crônica;
  • Tipos de narrador;
  • Uso dos dicursos direto e indireto e seus efeitos de sentido;
  • Sequência conversacional;
  • Uso expressivo de verbos de elocução;
  • Conceito de verbo;
  • Modos e tempos verbais;
  • Usos do presente, pretérito e futuro e seus efeitos de sentido;
  • Efeitos de sentido do uso de verbos no imperativo;
  • Locuções verbais;
  • Palavras homônimas homófonas;
  • Uso dos imperativos afirmativo e negativo;
  • Efeitos de sentido do uso dos verbos no imperativo afirmativo e no infinitivo impessoal;
  • Advérbio e locução adverbial;
  • Função do advérbio nos textos do tipo instrucional;
  • Posição do advérbio na frase para obtenção de efeito de sentido;
  • Escrita de crônicas;
  • Diálogo argumentativo;
  • Exposição oral didática de conteúdos sobre gêneros textuais estudados durante o ano letivo;
  • Frase, período e oração;
  • Sujeito e predicado.

 7º ANO

  • Reconhecimento das carcterísticas do gênero textual artigo de opinião;
  • Intencionalidade e recursos usados na construção desse gênero;
  • Suportes de circulação;
  • Reconhecimento de estratégias de argumentação;
  • Escrita de artigo de opinião;
  • Mesa-redonda;
  • Vicios de linguagem;
  • Ambiguidade;
  • Agente da passiva;
  • Reconhecimento das carcterísticas do gênero textual causo;
  • Presença de sequencias narrativas no texto;
  • Semelhanças e difernças entre os gêneros causo e piada;
  • Ambiguidades no texto da piada;
  • Registro de causos ou anedotas;
  • Lenda urbana;
  • Morfossintaxe;
  • Aposto e vocativo;
  • Locução verbal;
  • Agente da passiva;
  • Pontuação;
  • Verbo irregular;
  • Tempo simples e composto.
  • Conversação espontânea e debate.

 

8º ANO

  • Orações coordenadas;
  • Conjunções: emprego oracional x intervocabular;
  • Preposições;
  • Abreviatura x sigla;
  • Crase;
  • Palavra QUE;
  • Aposto x vocativo;

 

 

 9º ANO

  • Plural de substantivos compostos;
  • Crase;
  • Colocação pronominal;
  • Vícios de linguagem;
  • Revisão geral.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *